Pesquisa interessante sobre motivos de desitencia em EAD


Li uma pesquisa de 2008 publicado na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia(http://www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/default.htm) e achei bem interessante.
Ela descreve motivos pelos quais alunos de um curso a distância com o título Aprender a Empreeder ministrado pelo SEBRAE, gratuitamente, foram levados a desistir do curso. Na pesquisa são listados vários motivos que levaram os participantes a desistir do curso, obtidos através de questionáros enviados as desistentes.
Entre os motivos descritos está a falta de disponibilidade de tempo que segundo o pesquisador está relacionado a idéia de que as pessoas que se matriculam acreditam que, mesmo tendo uma rotina em que o tempo está integralmente ocupado irão aranjar algum tempo para se dedicar ao curso, o que não acontece. Outro motivo de desistênica com um número relevante de incidências foi a dificuldade técnica na operação do computador, que abrange desde download de um arquivo a resolução de um problema com o provedor pessoal de internet. Um fator também apontado pela pesquisa é de que o acesso a internet não foi motivo predominante para desistencia do curso, dos que desistiram, a grande maioria tinha acesso a banda larga. A pesquisa cita também saídas do curso por achar o curso, ou muito fácil ou muito difícil.
Para saber mais, a pesquisa está disponível em pdf no link abaixo.
http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2008/ARTIGO_04_RBAAD_2008_PESQUISA.pdf